Ilha do Cajú (Delta do Parnaíba)

ZW0C : SA-072

09 a 12 de novembro de 1995

            A Ilha do Caju faz parte do município de Araioses-MA, e dista cerca de 50 km da cidade de Parnaiba-PI. Sua área é de mais de 10 mil hectares, metade dos quais é composta por mangues, dunas e lagoas. Suas coordenadas geográficas são: 2º 44' de latitude Sul e 42º 2' de longitude oeste.


            Atualmente funciona ali uma pousada, cujo prédio principal é uma velha casa de fazenda, que dizem ter sido utilizada por padres jesuítas, quando trabalhavam na catequese dos índios Tremembés, lá pelo século XVIII. Falam também os moradores do lugar, que os jesuítas saíram de lá expulsos por ordem do marquês de Pombal, que mandou confiscar os bens dos jesuítas no Brasil. Dizem ainda que, antes de partir, os jesuítas enterraram todo o ouro que tinham e que esse tesouro está desaparecido até hoje.


            Desde os anos finais do século XIX a ilha do Caju pertence à família Clark, cujo patriarca, James Frederick Clark, um inglês, dono da Casa Inglesa (empresa importadora e exportadora da cidade de Parnaíba), tinha arraigado espírito ecológico, não permitindo mais que as árvores fossem derrubadas nem que fossem feitas queimadas, sempre procurando fazer com que o local retornasse às suas condições primitivas, de perfeita harmonia com a natureza. Seus descendentes continuaram agindo da mesma maneira. Por isso, até os dias atuais, em toda a extensão da ilha, onde áreas de vegetação e mangues se misturam a restingas e dunas enormes, existem várias plantas que em outros locais estão ameaçadas de extinção. Também é muito comum se avistar inúmeros animais que ali vivem em total liberdade.


            Andando-se pelas trilhas arenosas da ilha, pode-se encontrar a qualquer momento diversos bichos como jacarés, raposas, veados, iguanas, tucanos, macacos, pica-paus, tatus, marrecas, colhereiros, tartarugas, além de bandos de guarás (Eudocimus ruber), pássaro de coloração vermelha, também conhecido como guará-pitanga ou íbis escarlate, muito comuns na região.

Você é o Visitante:

contador de acesso grátis
Desde 06/03/2017

Locations of visitors to this page

   

Você é o Visitante:contadorDesde 11/03/2012