Ilha da Trindade

ZY0TW : SA-010

11 e 12 de junho de 1990

 

           A Ilha da Trindade, desconhecida pela grande maioria dos brasileiros, é um Território Federal do Brasil, administrado pela Marinha (Primeiro Distrito Naval), que abriga uma unidade militar composta de 36 homens e que é chamada de Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT). Sua localização geográfica é latitude de 20º 29' S e longitude de 29º 17' W, sendo que a distância do Rio de Janeiro até lá é de aproximadamente 1.200 quilômetros.


           De forma alongada e com um terreno extremamente acidentado, possui uma área de apenas 9,2 quilômetros quadrados, o que equivale à metade do arquipélago de Fernando de Noronha. Sua vegetação é escassa, e lá existem milhares, talvez milhões de caranguejos terrestres, muitos deles, bem grandes. Em algumas de suas praias são feitos diversos trabalhos de preservação das tartarugas marinhas, que costumam desovar ali todos os anos.


           O descobrimento da ilha é atribuído ao navegante espanhol João da Nova, em 1501, quando viajava a serviço de Portugal. Esteve desabitada por longos períodos, o que deu ensejo a algumas invasões estrangeiras. Foi ocupada militarmente pela Inglaterra em 1781 e depois em 1895, quando foi considerada território britânico.


           Em 1896 o Brasil ocupou oficial e definitivamente a ilha, que chegou a servir de presídio, durante algum tempo. Em 1957 foi criado o POIT, que até hoje guarnece e protege o território.

Você é o Visitante:

contador de acesso grátis
Desde 06/03/2017

Locations of visitors to this page

   

Você é o Visitante:contadorDesde 11/03/2012